La Cuisinière

Cozinhar é arte…

Focaccia agosto 6, 2009

Filed under: Receitas — Kekinha @ 3:51 pm

Focaccia é um dos pães preferidos de todos aqui em casa, então fiquei doida ao ver a receita no blog da Patricia Scarpin, Technicolor Kitchen, que eu adoro! Isso foi há dois meses atrás e foi sucesso garantido, a família aprovou demais!

Ontem testei a receita do pão sem sova, aquele que faz um super sucesso na internet já há dois anos, pelo menos. Eu adorei, meu padrasto e irmã também, porém minha mãe não teceu comentários. Ao perguntar o motivo, ouvi: “Ah, filha, tá gostoso sim. Mas sabe do que eu gosto? Da focaccia. Sua focaccia é maravilhosa…” Tem como negar um pedido subjetivo desses?

Então, hoje às oito da manhã lá estava eu preparando a focaccia pra mamãe. Ás onze a casa já estava invadida pelo aroma de alecrim que saía do forno. Quando ela viu o que eu estava fazendo abriu um largo sorriso. Isso já valeu a pena…

Focaccia

DSC00554

Focaccia

Adaptada daqui

1 colher (sopa) de fermento biológico instântaneo
1 colher (sopa) de açúcar
1 ½ xícaras (375ml) de água morna
½ xícara (125ml) de azeite de oliva, e um tantinho extra para untar
1 ½ colheres (chá) de sal
4 a 4 ¼ xícaras (625-670g) de farinha de trigo – pode ser que um pouquinho a mais seja necessário
3-4 colheres (sopa) de folhinhas de alecrim fresco
pimenta do reino e sal grosso à gosto

Obs.: Como minha batedeira é muito pequena, fiz à mão com um fouet

Na tigela grande da batedeira – você vai usar o batedor em formato de pá – (fiz com o fouet) coloque ½ xícara (125ml) da água morna; polvilhe o fermento + 1 pitada do açúcar por cima da água e misture para dissolver. Reserve em temperatura ambiente até que uma espécie de espuma se forme, cerca de 10 minutos.

Acrescente a xícara de água morna (250ml) e o açúcar restantes, ¼ xícara (60ml) do azeite, o sal e 1 xícara (155g) da farinha. Bata em velocidade média (fiz com o fouet) até tudo ficar cremoso, cerca de 1 minuto. Junte 1 xícara (155g) da farinha, reduza para velocidade média-baixa e bata por 2 minutos.

Troque o batedor por aquele em formato de gancho. Em velocidade baixa, (fiz com o fouet) junte a farinha restante – vá acrescentando ½ xícara (75g) por vez – até obter uma massa macia que se desprende das paredes da tigela. Continue batendo em velocidade baixa (fiz com o fouet), acrescentando 1 colher (sopa) de farinha se a massa grudar (não precisei fazer isso), até que a massa fique úmida, macia e levemente grudenta, cerca de 6 minutos. Cubra a tigela com plástico ou filme PVC e deixe crescer por 20 minutos.

Unte uma assadeira retangular grande levemente com azeite de oliva. Coloque a massa sobre o papela fôrma e, com as mãos untadas de azeite, pressione e estique a massa num formato ovalado, de 2,5cm de espessura. Cubra novamente com plástico e deixe crescer, em temperatura ambiente, até que dobre de tamanho (cerca de 1 hora). A espessura passará para 5cm.

Usando as pontas dos dedos, faça buraquinhos de 2,5cm de profundidade em toda a superfície da massa – afunde os dedos até quase chegar à assadeira. Regue com ¼ xícara (60ml) restante de azeite. Cubra com plástico mais uma vez e deixe crescer em temperatura ambiente por 30 minutos.

Pré-aqueça-o a 220ºC.

Polvilhe a focaccia com as folhas de alecrim, a pimenta e o sal grosso. Leve ao forno e asse até que doure, 20 a 25 minutos. Verifique se o fundo do pão está dourado também – se ainda estiver branquinho, asse por mais alguns minutos.
Transfira a focaccia para uma gradinha e deixe esfriar.
Sirva morninha ou em temperatura ambiente, em fatias ou quadrados.

Bon appétit, Keka.

Anúncios
 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s